NOTÍCIAS

AMPLIAÇÃO DA EMEI PEDACINHO DE GENTE

UM PRESENTE PARA A COMUNIDADE NA SEMANA DE ANIVERSÁRIO DA BARRA DO QUARAÍ

Em um momento de celebração, a Prefeitura Municipal realizou hoje (18), pela manhã, a inauguração da ampliação da E.M.E.I. Pedacinho de Gente, um marco significativo para o futuro educacional das nossas crianças, na semana em que a Barra do Quaraí comemora seus 28 anos de emancipação política.

A ampliação da escola, que agora abrange novas salas de aula equipadas com instalações educacionais, reflete o compromisso contínuo da administração municipal com a promoção de um ambiente de aprendizado estimulante e seguro para os mais jovens. Com a capacidade expandida, a escola está preparada para acolher um número maior de alunos, proporcionando-lhes uma educação de qualidade desde a infância.

Durante a cerimônia de inauguração, o Prefeito Maher Jaber expressou sua gratidão a todos os envolvidos no projeto, destacando a importância do investimento em educação infantil como base para um futuro próspero. " A ampliação da Escola Pedacinho de Gente é um reflexo do nosso compromisso com um futuro melhor para todos, simboliza nossa crença no potencial ilimitado de cada criança que passará por essas salas de aula. É um presente para nossas crianças e para o futuro da nossa cidade", declarou o prefeito em seu discurso.

Essa realização, enfatiza a importância de fornecer um ambiente educacional acolhedor e inspirador para as nossas crianças. A E.M.E.I. Pedacinho de Gente, agora ampliada e renovada, é uma prova tangível do compromisso contínuo do Governo Municipal em fortalecer a base educacional de suas gerações futuras.

A cerimônia contou com apresentações dos alunos da escola, e com a presença do Vice Prefeito Mário Scapin, Presidente da Câmara, Vereador Rick Mossi e demais Vereadores, Secretários Municipais, Autoridades locais, Professores, Pais e membros da comunidade.


Imagens Abaixo!

 

 

 

 

___________________________________________________________________________________________

INICIADA AS OBRAS DE DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NA AVENIDA VISCONDE DO RIO BRANCO

Na tarde desta segunda-feira (11), registramos o início da obra de drenagem e pavimentação asfáltica da Visconde do Rio Branco. Os trabalhos iniciaram na esquina da Rua Fermiano Bica.

O Prefeito da Barra do Quarai Maher Jaber, acompanhado do Vice-Prefeito Mário Scapin do Secretário de Obras, Rafael Fialho, e do Engenheiro Cláudio Covolo, acompanhou o inicio dos serviços dessa obra tão esperada que está sendo realizada com recursos próprios do Município.

A primeira etapa compreende da Avenida Visconde do Rio Branco entre Fermiano Bica e Garibaldi. Hoje iniciou-se o serviço de terraplanagem e a preparação da base para posterior pavimentação da via.

“Trabalhamos para o bem de todos os moradores da cidade. É uma alegria muito grande poder realizar o sonho de moradores que esperaram, há tantos anos, pela pavimentação desta Avenida. É mais uma ação da Prefeitura, que tem como objetivo proporcionar melhorias que vão impactar positivamente na qualidade de vida das pessoas. Temos um compromisso com a cidade e com o cidadão.”, comentou o Prefeito Maher Jaber.

Essa é mais uma ação do Governo Municipal para o desenvolvimento de Barra do Quaraí, beneficiando a comunidade, em uma via importante para o escoamento do trânsito da cidade.

O novo asfalto da Avenida Visconde do Rio Branco, ao final, também receberá toda a sinalização viária, executada pela Secretaria de Obras, Transporte e Trânsito. “Fico feliz de participar de ações, como essa, que trarão mais mobilidade para a cidade, melhorias importantes que vão trazer mais dignidade para a população local”. Frisa o Secretário Rafael Fialho.

Pedimos atenção aos pedestres e motoristas com relação ao trânsito no local, em virtude das obras.


 

 

 

 

 

___________________________________________________________________________________________

 

PREFEITO ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA CONTRUÇÃO DE RÓTULA PRÓXIMO A ADUANA

Nesta segunda-feira (10), o prefeito de Maher Jaber assinou a ordem de serviço para construção de uma rótula no cruzamento da Rua Salustiano Marty e Rua Quaraí, em frente a Aduana Brasileira.

O projeto será um Marco da Integração dos três países (Brasil, Uruguai e Argentina), onde no centro da rotatória será colocado as três Bandeiras Nacionais.

A obra que será feita com recursos próprios da Prefeitura Municipal, além de embelezar a cidade, a rótula vai proporcionar um trânsito mais seguro, dando maior fluidez aos veículos que circulam em Barra do Quaraí.

Conforme o Prefeito, a obra irá permitir a circulação adequada de veículos. “Sabemos que na área há grande fluxo de veículos, por isso a obra é de extrema importância ao nosso município. Nosso objetivo é permitir melhor trafegabilidade na área, além do aumento da segurança dos munícipes e dos turistas que visitam Barra do Quaraí. Após finalizada, a construção vai trazer maior visibilidade e beleza à entrada da nossa cidade, que será agraciada com essa revitalização.” Destacou o Prefeito Maher.

 

 

 

 

 

___________________________________________________________________________________________

 

PREFEITO MAHER JABER PARTICIPA DA MISSA E FESTA DO PADROEIRO SÃO JOSÉ OPERÁRIO

Nesta segunda-feira, 1º de maio, além de comemorar o dia do trabalhador, Barra do Quaraí, celebra o dia do Padroeiro da cidade, São José Operário.

O prefeito Maher Jaber participou das atividades da comunidade católica, que tem sua sede no calçadão, na Avenida Salustiano Marty.

Além, da missa, celebrada pelo Padre José Possidônio, realizada na parte da manhã e do almoço no Salão Paroquial, serão realizadas diversas atividades culturais e recreativas ao longo de toda a segunda-feira.

São José Operário
Tal dignidade da comemoração deste santo foi dada em 1955, pelo Papa Pio XII que, em meio a Praça de São Pedro, repleta de mais de 200 mil pessoas, cristianizou a festa civil, para dignificar os frutos do esforço humano através do trabalho.

 

 

 

 

 

___________________________________________________________________________________________

 

 

Famílias em situação de vulnerabilidade social que precisam fazer pequenas reformas em suas casas poderão ser contempladas com o Programa Municipal de Recuperação de Moradias, desde que preencham os requisitos do programa.

A Prefeitura Municipal de Barra do Quaraí publicou o Edital Nº 001/2023, que prevê a recuperação de moradias nos termos da Lei nº 971/2007.

O Programa Municipal de Recuperação de Moradias tem o intuito de garantir a dignidade da residência das famílias de baixa renda. “Barra do Quaraí está sendo transformada em uma cidade melhor para se viver, na área habitacional estamos atuando na regularização fundiária que está avançando, e agora vamos atuar ainda mais na Recuperação de Moradias. A principal transformação, além da obra física, é o fortalecimento da autoestima das pessoas. A habitação confortável e segura para seus moradores faz parte da qualidade de vida da cidade, estamos incansavelmente, buscando sempre, dar melhores condições de vida a nossa população”. Comentou o Prefeito Maher.

Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, localizada na Rua Militão Pereira, nº 47, Bairro Norman Írio Gutierres, no período de 02 à 19 de maio de 2023, das 8h às 14h.

Participaram do ato, o Secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, Iad Choli, Secretário de Obras e Trânsito, Izair Rodrigues e o Assessor de Captação de Recursos, Mateus Ortiz.

 

- CHAMADA PÚBLICA 03 - PRORROGAÇÃO

 

 

 

 

 

___________________________________________________________________________________________

 

 

 

PREFEITURA INSTALA LUMINÁRIAS DE LED NA PRAÇA MUNICIPAL

A Prefeitura está investindo na modernização da iluminação pública por meio da troca das lâmpadas convencionais por luminárias de led, que além de proporcionar uma iluminação mais ampla e eficaz, é mais econômica e sustentável.
Nesta manhã, 16/03, o Prefeito Maher Jaber acompanhou o trabalho da equipe.
“A iluminação pública é fundamental para, especialmente em áreas de grande circulação, como as praças, com a tecnologia de led, a iluminação é mais clara e abrangente, o que aumenta a visibilidade e garante a segurança e o bem-estar dos nossos cidadãos”,destacou o Prefeito Maher.

 

 

___________________________________________________________________________________________

 

PREFEITO EM EXERCICIO E SECRETÁRIO DE SAÚDE MÁRIO SCAPIN ASSINA PROJETO DE LEI 020/2023 QUE SERÁ ENCAMINHADO PARA A APRECIAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

Na manhã desta quarta-feira (22), foi assinado pelo Prefeito Municipal em Exercício e Secretário de Saúde, Mário Scapin, o Projeto de Lei que será encaminhado para apreciação da Casa Legislativa, que visa autorizar o município de Barra do Quaraí a firmar convênio com o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, para a prestação de serviços de exames de diagnostico de imagem a serem prestados aos usuários da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde de Barra do Quaraí.
As áreas contratadas serão Endoscopia, Colonoscopia, Ecografia, Mamografia, RX, Tomografia Computadorizada, Ultrassonografia em geral, Ultrassonografia com Dopper Colorido e Radiografias em geral.
O Prefeito em Exercício, Mário Scapin, explica que a contratação se faz necessária para atender a demanda reprimida e acelerar o processo de atendimentos, por serviços que não são ofertados pelo Pronto Socorro, ambulatório, e especialidades que fazem parte da contratualização..

 

 

___________________________________________________________________________________________

 

HOMOLOGADO O PROCESSO LICITATÓRIO PARA CONSTRUÇÃO DE INFRAESTRUTURA TURÍSTICA NA ORLA DO RIO QUARAÍ

As obras compreendem a segunda etapa do projeto da orla do Rio Quaraí. Na quinta-feira (02/03), o Prefeito Municipal Maher Jaber assinou a homologação do processo para construção de infraestrutura turística na orla do rio Quaraí. A primeira etapa do projeto começou com a colocação de postes e iluminação de led que integra o Parque Beira Rio ao antigo Quartel dos Fuzileiros Navais. Já a segunda etapa irá complementar estas ações, contemplando o parque com calçadas que vão da ponte internacional até o mirante, que será construído na entrada do Antigo Quartel dos Fuzileiros navais. O projeto contempla ainda de rampa de acesso a navegação, bancos e iluminação. “O projeto da Orla do Rio Quaraí vai reurbanizar o nosso Parque Beira Rio, proporcionando um ambiente agradável para nossa comunidade e para os turistas que visitam a nossa cidade que poderão apreciar o nosso belo pôr do sol no mirante”, destacou o Prefeito.

 

___________________________________________________________________________________________

 




PREFEITURA MUNICIPAL E GOVERNO DO ESTADO: JUNTOS PELA COMUNIDADE

A Prefeitura Municipal em parceria com o Banrisul, estarão a partir do dia 16 de novembro, recebendo a população para entregar o Cartão Cidadão Devolve ICMS, um cartão de compras em parceria com o BanriCard. O programa Devolve ICMS vai beneficiar com quatro parcelas trimestrais de R$ 100, em torno de 300 famílias barrenses inscritas no Cadastro Único (CadÚnico).

A medida é possível porque a Assembleia Legislativa aprovou a Lei Estadual 15.576, de 29 de dezembro de 2020, que autoriza a criação do Devolve ICMS. Confira o cronograma disponibilizado pelo Governo do Estado:
• 16 a 26 de novembro de 2021: período previsto para a entrega dos cartões;
• seis meses após 26 de novembro: cartões ainda disponíveis nas agências Banrisul;
• 15 de dezembro de 2021: primeiro crédito de R$ 100 será efetuado nos cartões.
Observação: Qualquer alteração nas datas serão informadas.
Os locais para a retirada dos cartões, que obedecerá à ordem alfabética do CadÚnico, serão divulgados no site www.devolveicms.rs.gov.br, assim como todas as informações sobre o Devolve ICMS. Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini




SECRETÁRIO FALA NA CÂMARA MUNICIPAL

O plenário da Câmara ouviu nesta quarta-feira (08), o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Sr. Argemiro Rocha, sobre as ações, atividades e projetos que sua secretaria pretende desenvolver. Referente ao Turismo, o Secretário centrou a sua exposição no Parque do Espinilho, principal atrativo ambiental e turístico da Barra do Quaraí. Solicitou que os vereadores agissem junto às autoridades estaduais no sentido da efetiva implantação do Conselho do Parque do Espinilho, formado por 27 entidades, criado em 2017 e até o momento, de forma inexplicável nunca foi implantado.




 

APROVAÇÃO DE PROJETO DE LEI 019/2021

Agradecimento aos Vereadores Danilo Rodrigues, Valdemar Alves, Jocemar Medeiros (Lelo), Rick Mossi, Júnior Galvão e Idélcio Pillar Rodrigues que estão em sintonia com as demandas da nossa comunidade e com o desenvolvimento do Município pela aprovação do Projeto de Lei que autoriza realizar licitação para alienação (venda) de bens, com vistas à obtenção de recursos financeiros para a construção de sua sede administrativa própria.

As futuras instalações correspondem a uma antiga demanda da comunidade para a oferta de serviços públicos de qualidade, acessíveis e adequados às exigências dos tempos atuais e que correspondem à visão de futuro, para o planejamento e organização da gestão municipal.

O Projeto, votado na sessão realizada nesta manhã (16/07), foi aprovado pela maioria dos Vereadores (6 votos favoráveis e 3 contrários).

 

 

Turismo