NOTÍCIAS

 

CELEBRAMOS UM MARCO IMPORTANTE PARA NOSSA CIDADE: A PRIMEIRA QUADRA DA AVENIDA VISCONDE DO RIO BRANCO RECEBE CAMADA ASFÁLTICA


A transformação está se tornando realidade e em breve poderemos desfrutar de uma via mais segura e confortável.

Esta ação marca o progresso de um projeto que tem como objetivo melhorar a infraestrutura, proporcionando uma experiência de trânsito mais tranquila e eficiente para todos. Agradecemos a paciência e colaboração de todos os moradores durante as obras e pedimos desculpas por qualquer inconveniente temporário que possa surgir.

 

Imagens Abaixo!

 

 

 

 

___________________________________________________________________________________________________

 

PREFEITO MAHER PARTICIPA DO AVISTCHÊ E LANÇA O AVESTRI


No maior encontro de Observadores de Aves do Rio Grande do Sul, o Avistchê que aconteceu em Uruguaiana e Barra do Quarai nos dias 7, 8 e 9 de setembro, o Prefeito Maher Jaber convidou a todos para o breve lançamento do Avestri, projeto de integração no turismo de avefauna.

Conforme os observadores, Barra do Quaraí tem grande potencial, pela presença de espécies endêmicas como o cardeal Amarelo, no Parque do Espinilho.

Diversos grupos vindo de todo o Brasil saíram a campo na manhã deste sábado pelo Rio Quarai Chico e Ilha Brasileira, para capturar imagens de aves que só são encontradas na Tríplice Fronteira mais austral do planeta.

"Estamos trabalhando junto a todos os setores da comunidade para conscientizar das riquezas que temos e desejamos promover encontros como esse periodicamente em Barra do Quaraí." Salientou o Prefeito Maher, aos participantes do evento.

O turismo de observação de aves é uma atividade fascinante que atrai entusiastas e amantes da natureza, promovendo a apreciação da biodiversidade e a conservação. Uma prática que contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade e oferece experiências memoráveis para os visitantes.

 

 

 

___________________________________________________________________________________________________

 

OFICINA DE ROBÓTICA NA ESCOLA MUNICIPAL 22 DE OUTUBRO


Nesta quinta-feira (06), o Prefeito Maher Jaber juntamente com o Vice Prefeito e Secretário de Saúde, Mario Scapin visitaram a turma da Professora Liliane na oficina de robótica e espaço maker da Escola Municipal 22 de Outubro, atividade que acontece no turno inverso das aulas, proporcionando um estudo de maneira integral, ou seja, manhã e tarde.

Pensamento computacional, raciocínio lógico, tentativa, erro, acerto, resolução de problemas são algumas das habilidades desenvolvidas nos clubes de robótica.

"É muito bom ver os alunos da rede municipal de ensino, motivados, desenvolvendo raciocínio, criatividade e tornando a aprendizagem mais ativa e significativa", comenta o Prefeito Maher.

A Secretária de Educação e Cultura, Leila Ferrari Krohn também acompanhou a visita, além do Secretário de Agricultura Junior Galvão, e o Coordenador Municipal de Defesa Civil Izair Rodrigues.

 

 

 

___________________________________________________________________________________________________

 

 

MAIS UMA CONQUISTA PARA A POPULAÇÃO BARRENSE

Na manhã desta sexta-feira, dia 28, aconteceu a entrega oficial de uma nova van para a Secretaria Municipal de Saúde. A Van tem a capacidade para 12 lugares, além de possuir ar refrigerado também conta com acessibilidade para cadeirantes.

A solenidade contou com a participação do Deputado Federal, Afonso Motta que destinou uma emenda no valor de R$ 285.654,00 para a aquisição do veiculo que custou 324.500,00 A contra partida no município foi de 38.846,00.

Participaram do evento autoridades locais e regionais além de usuarios do sistema único de saúde. este novo veículo auxiliará no deslocamento de pacientes para municípios vizinhos, para consultas e exames especializados.

Esta é mais uma aquisição que a Administração Municipal realiza para a Secretaria de Saúde, destinando mais um veículo para a melhoria da qualidade do atendimento e assistência à nossa população.

 

 

 

___________________________________________________________________________________________________

 

 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA: PREFEITO MAHER JABER ARTICULA EMENDA ESPECIAL PARA RECUPERAÇÃO DA ANTIGA ESTAÇÃO FÉRREA

Em Porto Alegre na última sexta-feira, 10, o Prefeito Municipal Maher Jaber manteve a audiência, no escritório regional, com o Deputado federal Carlos Gomes, líder da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. O Prefeito esteve acompanhado do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Rick Mossi.
Na oportunidade foi protocolado expediente solicitando a indicação de emenda parlamentar visando a recuperação da Antiga Estação Férrea de Barra do Quaraí, ocasião em que se  apresentou o projeto.
Carlos Gomes lamentou não atender as demandas de emenda para o Município barrense, neste ano, devido a dificuldades orçamentárias. Mas através de diálogo com o Prefeito Municipal, sinalizou, em indicar, emenda especial no valor de 500 mil reais, recurso que será destinado do orçamento geral da União de 2024. As indicações ocorrem em 2023.
Para o Prefeito Maher Jaber esta ação é uma grande conquista para a cidade, para a Cultura e o Turismo, uma vez que o projeto contempla biblioteca, salas de leitura, sala de informática, entre outros.

 

 

 

 

___________________________________________________________________________________________________

 

 

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA, NESTA EDIÇÃO, COM FOCO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A Secretaria de Saúde realizou nesta manhã mais uma edição do Projeto Saúde na Escola, desta vez na EMEI Pedacinho de Gente.
"Queremos agradecer o empenho de todos profissionais, especialmente ao trabalho voluntário desses maravilhosos profissionais da saúde bucal Dr André Luis Borges de Oliveira e seu filho Arthur. Também agradecemos a receptividade dos profissionais da Escola Pedacinho DE Gente." Salientou o Prefeito em Exercício e Secretário de Saúde Mário Scapin.
Cuidar da saúde bucal das crianças é garantir dentes fortes e saudáveis na fase adulta. Quanto antes você introduzir esses cuidados na rotina dos pequenos, mais fácil será criar uma rotina saudável.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
"A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral." Finalizou o Prefeito em Exercício.

 

 

___________________________________________________________________________________________________

 

 

32ª CAVALGADA DOS CAVALEIROS DA SERRA TEM PASSAGEM PELA BARRA DO QUARAÍ

Prefeito Maher Jaber recepcionou os Cavaleiros da Serra que iniciam em Barra do Quarai uma cavalgada até Santana do Livramento, conhecendo nossos pontos históricos e o ambiente da Tríplice Fronteira. Os cavalarianos tem sede na cidade Sobradinho-RS.
Durante o encontro o prefeito entregou um certificado a cada participante.
Nesta sexta-feira (3) o Secretário de Meio Ambiente Turismo e Integração Fronteiriça, Argemiro Rocha, acompanhará os cavaleiros em um tour pela Ilha Brasileira, apresentando as nossas belezas naturais, a Cruz Missioneira e a rota turística do Corredor Biológico Trinacional.
Participaram da recepção a Secretária de Educação, Leila Krohn e o Secretário de Administração, Felício Bastos.

 

 

___________________________________________________________________________________________________

 


BARRA DO QUARAÍ: CIDADE EXEMPLO EM SANEAMENTO BÁSICO

Em Porto Alegre (30/11), o Prefeito Eng. Maher Jaber esteve presente na assinatura da Ordem de Serviço para a construção da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) que irá contemplar Barra do Quaraí com 100% de coleta e tratamento de esgoto. Durante a reunião na Superintendência da Corsan tratou-se também sobre a Estação de Bombeamento de Esgoto e seus emissários, um importante passo para o processo licitatório e a execução das obras. Muito em breve, Barra do Quaraí irá figurar como uma referência na coleta e tratamento do esgoto. Exemplo positivo de gestão e conscientização de uma Administração que preza pelo Meio Ambiente, pela saúde de nossos rios trinacionais e pela saúde e qualidade de vida da população barrense.

 

___________________________________________________________________________________________________




INÍCIO DA SEMANA FARROUPILHA

Prefeito prestigia eventos que marcam Semana Farroupilha

No sábado, 11/09 o Prefeito Municipal em exercício, Mario Scapin participou do da distribuição da Chama Crioula aos municípios que compõem a 4ª Região Tradicionalista, o evento ocorreu no Marco das Três Divisas. E hoje pela manhã, participou da chegada e acendimento da Chama em nosso município, a Cerimônia aconteceu no C.T.G. Rincão do Saladeiro, respeitando os protocolos sanitários. O Prefeito em exercício deu início a Semana Farroupilha, fazendo o acendimento da Chama, desejando a todos uma excelente Semana Farroupilha. “Que no próximo ano possamos voltar a normalidade e celebrar os festejos da melhor maneira”. O evento contou com a presença do Subcoordenador da 4ª Região Tradicionalista, Alex Souza, Coordenadora da Cavalgada, Ana Martinez, Comandante Da Chama, Élio Campos, Patrão do C.T.G. Rincão do Saladeiro, Marcelo Rejes, Autoridades representantes da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, além do Presidente da Câmara, Danilo Rodrigues, demais Vereadores e Secretários do Governo Municipal.

___________________________________________________________________________________________________


AVACIANAÇÃO NOTURNA

 

💉 A Secretaria de Saúde segue com a vacinação para população.

📆 Nesta Terça-feira, dia 20/07, as pessoas que ainda não se vacinaram terão a oportunidade de se vacinar em horário alternativo.

 

🕘 DAS 18h ÀS 21h30
📌 NO POSTO DE SAÚDE (ESF)

💉 COVID-19 | DOSE 1:
👉 População em geral com 18 anos ou mais.

💉 COVID-19 | DOSE 2:
👉 Pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 15 de maio.

💉 INFLUENZA (H1N1):
👉 População em geral a partir dos 6 meses de idade.

📃 Documentos:
Documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

 

 

Turismo