NOTÍCIAS

 

 

ENCHENTE E CHUVAS INTENSAS AUMENTAM O DRAMA DOS MORADORES DA ZONA RIBEIRINHA EM BARRA DO QUARAÍ

 

ENCHENTE E CHUVAS INTENSAS AUMENTAM O DRAMA DOS MORADORES DA ZONA RIBEIRINHA EM BARRA DO QUARAÍ

Tendo em vista a elevação acelerada do Rio Quaraí, nas últimas horas, a Prefeitura Municipal através das Secretarias de Obras, Agricultura e Defesa Civil iniciou, nesta segunda-feira, a retirada das famílias, que começaram a ser afetadas pela enchente.

Até o momento aproximadamente 60 pessoas tiveram que deixar suas casas, na área ribeirinha, sendo 17 famílias desalojadas e 2 desabrigadas.

Segundo informações da Defesa Civil Municipal, a última mediação realizada hoje (27) às 8 horas no Rio Quaraí registrou a marca de 10,16 metros, crescendo.

A população, em risco, pode solicitar atendimento através do contato da Secretaria de Obras no telefone/whatsapp 3419-1082 ou com o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Izair Rodrigues através do (55) 99927-9928.

 

Imagens Abaixo!

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

SEGUNDA REUNIÃO DO COMITÊ DE INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA TRINACIONAL


ANa terça-feira (12), na cidade de Bella Unión, Uruguai, foi realizada a segunda Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Trinacional Barra do Quaraí (Brasil), Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguai).

O Prefeito Maher Jaber e a equipe do Governo Municipal participaram da Reunião, com o intuito de fortalecer a integração e o desenvolvimento da Tríplice Fronteira.

Os trabalhos do Comitê Trinacional foram desenvolvidos no âmbito das quatro comissões temáticas abaixo relacionadas:

a) Comissão de Facilitação Fronteiriça, Cooperação (judicial e policial), Infraestrutura e Transporte

b) Comissão de Educação, Esporte, Turismo e Cultura

c) Comissão de Saúde e Políticas Sociais (saúde, trabalho, desenvolvimento social e gênero)

d) Meio Ambiente e Saneamento

O encontro no formato presencial, também contou com a participação de autoridades locais, estaduais/provinciais e federais do Brasil, Argentina e Uruguai, com objetivo de debater soluções comuns para as principais questões de interesse das comunidades da Tríplice Fronteira.

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

 

PRORROGADO O PRAZO PARA ADESÃO AO RECUPERA BARRA 2023


Atenção ao Programa Municipal de Recuperação Fiscal - Recupera Barra 2023, o prazo final e definitivo para adesão é 30 de setembro de 2023.

Procure a Secretaria Municipal de Fazenda e aproveite o desconto em juros e multas nos débitos tributários inscritos ou não em dívida ativa.

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

ASSINADO O CONTRATO PARA A CONSTRUÇÃO DO CENTRO ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO QUARAÍ


Na manhã da última quinta-feira foi assinado o contrato para a execução da obra de construção da Sede do Poder Executivo Municipal, processo 155/2023, Concorrência Pública 01/2023. A empresa vencedora, ELETROTEC da cidade de Passo Fundo, terá o prazo de 10 meses para a conclusão da Obra. A nossa sede administrativa terá uma área de 1793 m² e um ambiente dividido em 8 módulos.

“Seguimos com o pensamento de estruturar o município. Com o passar dos anos Barra do Quaraí cresceu e se desenvolveu, e uma modernização na gestão é necessária. Esse é um empreendimento que não visa apenas uma gestão, mas sim os munícipes que terão mais qualidade ao procurar serviços na sede administrativa.” Ressaltou o prefeito Maher Jaber.

A cerimônia aconteceu durante o Seminário de Governança Transfronteiriça e assinaram como testemunha do contrato o Alcalde de Bella Unión, William Cresseri e o Intendente de Monte Caseros, Juan Carlos Alvarez.

"Fizemos questão de assinar o contrato hoje para registrar que teremos, também, uma sala estruturada para os movimentos que envolvem os assuntos de intercâmbio internacionais" Registrou Maher.

A obra deverá iniciar nos próximos dias. A nova Sede Administrativa será na Rua Visconde do Rio Branco esquina Rua Garibaldi, ao lado do Ginásio Nilzão

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

 

PREFEITOS DA FRONTEIRA OESTE PARTICIPAM DA 24ª MARCHA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS


O Prefeito de Barra do Quaraí Maher Jaber, participa da 24ª Marcha em Defesa dos Municípios, em Brasília. Ele integra uma comitiva de prefeitos da Fronteira Oeste. O grupo leva até a Capital Federal demandas e busca melhorias para a região.
A 24ª Marcha em Defesa dos Municípios, iniciada nesta segunda-feira (27/3), acontece até o próximo dia 30 de março. O encontro é promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).
A edição de 2023 da Marcha prevê a presença de cerca de 11 mil pessoas dentre prefeitos, vereadores e secretários municipais. Desses, cerca de 800 representantes dos municípios gaúchos. O Pacto Federativo (gestão de arrecadação de impostos e distribuição entre União, estados e municípios) é o principal tema neste ano.
Outras pautas a serem tratadas no encontro nacional são: reforma tributária; soluções para o enfrentamento da crise hídrica na região sul do Brasil; e aumento de vagas nas creches.

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

NOVA CAIXA D’ÁGUA PARA O INTERIOR DO MUNICÍPIO

 

A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Agricultura realizou no distrito de Guterres a instalação de uma nova caixa d’água de 5 mil litros, que beneficiará 7 famílias e atenderá inclusive a rede da EMEI Manoel Imas dos Santos.
A perfuração do poço foi feita pela Corsan através de convênio do Estado com contrapartida do município da Barra do Quaraí, e o recurso para aquisição da caixa d’agua e demais materiais foram conquistados através de emenda impositiva do Vereador Junior Galvão.
“É uma grande conquista para a comunidade do interior, que sofre com a falta de água, e para nós é muito gratificante poder ajudar a transformar a cidade e interior em um lugar melhor para todos”, comentou o Prefeito Maher.

 

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

PREFEITO APRESENTA AO SECRETÁRIO DO ESTADO DE DESENVOLVIMENTO URBANO E METROPLOLITANO PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA RUA VISCONDE DO RIO BRANCO

 

O Prefeito Municipal Maher Jaber detalhou nesta quinta-feira (09/03) o projeto de pavimentação asfáltica da Rua Visconde do Rio Branco ao Secretário Estadual de Desenvolvimento Urbano e Metroplolitano, Rafael Mallmann, destacando que a via de acesso à cidade é estratégica no trânsito de entrada e saída de turistas do país, considerando a posição do Município de Barra do Quaraí na tríplice fronteira mais austral do continente americano.
Ressaltou ainda, que, o resultado deste investimento trará, seguramente, impactos positivos na urbanização e na segurança viária da comunidade e seus usuários e, muito especialmente, no processo de integração fronteiriça trinacional com os Municípios vizinhos.
“Tivemos um encontro positivo com o Secretário do Estado quando apresentamos demandas de nossa comunidade quanto o projeto de pavimentação da Rua Visconde do Rio Branco, reforçamos que além da segurança para todos os condutores que trafegam neste trecho diariamente, bem como para os moradores, a obra visa melhorar qualidade de vida da população. Um sonho de anos está prestes a ser concretizado.”, afirmou o Prefeito Maher.
O Prefeito esteve acompanhado do Presidente da Câmara, Vereador Rick Mossi.

 

 

 

________________________________________________________________________________________________

 

 

PREFEITO MUNICIPAL PARTICIPA DO 207º ENCONTRO REGIONAL DE TRADICIONALISTAS

A 4ª Região Tradicionalista, que abrange os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Quaraí e Alegrete, realizaram hoje no CTG Rincão do Saladeiro, o 207º Encontro Regional de Tradicionalistas, onde foi empossado o novo coordenador, o Sr. Jaime Vieira que assumirá a gestão 2023/2024 no lugar do Sr. Marco Saldanha Junior.

A convite do Sub-Coordenador da 4ª RT no município Alex Souza e da Patroa do CTG Piquete do Porteira do Rio Grande, Ana Martinez, o Prefeito Maher Jaber participou da cerimônia, parabenizando os tradicionalistas e reforçando a importância da cultura gaúcha na nossa região e o compromisso do Governo Municipal, para manter a chama farroupilha viva em Barra do Quaraí.

 




BARRA DO QUARAÍ VIVE UM DIA HISTÓRICO QUE MARCA UM NOVO CICLO NA INTEGRAÇÃO FRONTEIRIÇA

Barra do Quaraí, foi sede no dia 1º de junho de 2022, da Primeira Reunião do Comitê de Integração Fronteiriça Trinacional Barra do Quaraí (Brasil), Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguai), criado por meio do Memorando de Entendimento entre a República Federativa do Brasil, a República Argentina e a República Oriental do Uruguai sobre a Criação e o Funcionamento do Comitê de Integração Trinacional Barra do Quaraí (Brasil), Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguai), assinado em 14 de outubro de 2019, na cidade de Brasília.

A reunião foi dividida em sessão plenária de abertura, reunião das Comissões e sessão de encerramento. Foram abordados temas como trânsito de pessoas, veículos e mercadorias, desenvolvimento e integração econômica, infraestrutura, segurança, turismo, políticas sociais, educação, saúde e meio ambiente.

Participaram da sessão de abertura o Prefeito de Barra do Quaraí, Maher Jaber; o Alcalde de Bella Unión, William Nestor Cresseri; o Intendente de Monte Caseros, Juan Carlos Álvarez; o Presidente Pro Tempore do Comitê para o Desenvolvimento da Bacia do Rio Uruguai (CCRU) e Intendente do Departamento de Rio Negro, Omar Lafluf; o Vice-Prefeito de Barra do Quaraí, Mario Scapin; o Chefe da Divisão de Argentina, Uruguai e Chile (DAUC) do Itamaraty, Ministro Eduardo Pereira e Ferreira; o prefeito de Uruguaiana e Presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste, Ronnie Mello entre outras autoridades ligadas aos assuntos da Tríplice Fronteira.



ENCONTRO REÚNE SEGURANÇA PÚBLICA DA TRÍPLICE FRONTEIRA EM BELLA UNIÓN

O prefeito Maher Jaber, participou nesta manhã de terça-feira (03), no Salão Social da municipalidade de Bella Unión, da reunião de prospecção de temas da área de segurança pública visando a reunião inaugural do Comitê de Integração Fronteiriça Trinacional que acontecerá em Barra do Quarai, no dia 1° de junho próximo.

No encontro foram debatidos temas importantes como migratórios, controle fronteiriço, cooperação policial e judicial e segurança.

"O objetivo desse encontro é buscar um consenso entre os órgãos de segurança pública, elaborar um projeto de ação integrada para a Tríplice Fronteira. A partir desse documento unificado que será elaborado entre as três cidades, é será finalizado hoje, teremos possibilidades de uma comunicação sólida, concreta e com ação conjunta dos órgãos de segurança". Mencionou o prefeito Maher Jaber. Participam do encontro forças de segurança das três cidades fronteiriças, Barra do Quaraí (Brasil), Bella Unión (Uruguai) e Monte Caseros (Argentina).

Presentes ainda os chefes dos Poder Executivo das Cidades de Barra do Quaraí, o Prefeito Maher Jaber, de Bella Unión, o alcalde William Cresseri e de Monte Caseros, o Intendente Juan Carlos Álvares.



TERÇA-FEIRA ELETRIZANTE: ASSINADA A ORDEM DE SERVIÇO DO NOVO PARQUE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Prefeito Eng. Maher Jaber assina a ordem de serviço para implantação do novo parque de iluminação pública, projeto que irá modernizar e melhorar o sistema de iluminação, beneficiando a população barrense com um serviço de maior qualidade, gerando uma redução de 60% no consumo de energia, proporcionando uma economia de até 70% aos cofres públicos.

Serão cerca de 200 luminárias com tecnologia LED, com 5 anos de garantia e com previsão de uso de 66 mil horas, equivalente a 15 anos de uso. Essas luminárias têm em torno 65% de potência a mais do que as lâmpadas de sódio e 75% em relação às de vapor de mercúrio.

“Esse é um investimento muito esperado por toda nossa comunidade, além da eficiência energética e redução no consumo, a economia que vai gerar aos cofres públicos, vai possibilitar outros investimentos na nossa querida cidade, isso quer dizer mais sonhos se tonando realidade em nosso município”, ressaltou o Prefeito Maher. A assinatura da ordem de serviço ocorreu nesta terça-feira (22/03), no Gabinete do Prefeito, onde foi entregue ao Sr. Diego Bianchi, representante da empresa contemplada para a realização da obra.

Acompanharam a assinatura, o Vice Prefeito, Mario Scapin, o Secretário de Obras, Izair Rodrigues, Secretário de Administração, Felicio Bastos, Secretário de Agricultura, Juarez Galvão Junior, Coordenador do Interior, Juliano Pavanatto, Assessor de Governo, Mateus Ortiz e o Engenheiro Civil, Claudio Covolo.



REAJUSTE CARTÃO REFEISUL DOS SERVIDORES

O Prefeito Eng. Maher Jaber reunido com o Secretário de Fazenda, Álvaro de Souza, e o Secretário de Administração, Felício Bastos, assinou o decreto autorizando a recomposição das perdas inflacionárias do ano 2020/2021 do Cartão Refeisul aos servidores municipais, no montante de 16,16% o mesmo estava suspenso desde 2020 devido a Lei Federal Nº 173, de 27 de maio de 2020, buscando recuperar o poder de compra no uso do cartão, o Governo Maher concedeu o reajuste, sendo este valor retroativo a 1º de janeiro de 2022.

O Prefeito, também solicitou a sua Equipe de Governo o estudo para implementação de um AUMENTO do valor do Cartão Refeisul, após a recuperação das perdas inflacionárias, declarando que deseja fazer isto ainda este ano.



POSSE DO NOVO COMANDO DA BRIGADA MILITAR

Executivo Municipal prestigiou a solenidade de passagem de comando do 1º BPAF E assunção de comando do 6º BPChq, representado pelo Vice-Prefeito Mario Scapin, na ocasião, o Tenente-Coronel Antônio Felipe Zinga Junior passou a função de Comandante do 1º Batalhão de Policiamento de área de Fronteira para o Tenente-Coronel Ives Cláudio Pacheco e o Major Otemar Maia Bianchini assumirá o comando do 6º Batalhão de Choque. A cerimônia ocorreu na última segunda-feira em Uruguaiana e contou com a presença de autoridades da região. Também participou do ato, Izair Rodrigues, Coordenador da Defesa Civil da Barra do Quaraí.

Turismo